Os modernos trajes espaciais usados pelos astronautas no time da Dragon Demo-2 para a Estação Espacial Internacional foram desenhados pelo figurinista de Hollywood, Jose Fernandez, do Ironhead Studio.
Fernandez projetou roupas e capacetes para vários filmes, incluindo Capitão América: Guerra Civil, capacetes de Thor e Loki para os filmes Thor, máscara do Homem-Aranha com lentes trocáveis para Spider-Man: Longe de Casa e capuz de Batman para Batman v Superman: A Origem da Justiça.
Fernandez disse que não sabia como suas idéias poderiam ser usadas quando o CEO da SpaceX, Elon Musk, o convidou para uma competição de design: “Eu não sabia o que era a SpaceX e pensei que fosse um filme“.
Os trajes espaciais projetados por Fernandez são menos volumosos e mais flexíveis do que os trajes anteriores, com capacetes unidos ao corpo com um pescoço flexível que oferece ao usuário um amplo campo de visão.
Mas Fernandez disse que Musk queria que os fatos fossem atraentes e funcionais.
“[Musk] dizia: ‘Qualquer pessoa fica melhor de smoking, não importa qual o tamanho ou a forma que ela seja’, e quando as pessoas vestem esse traje espacial, ele quer que elas pareçam melhor do que sem ela, como um smoking. Você parece heróico nisso “, disse Fernandez.
O comandante da nave espacial Douglas Hurley e o comandante de operações conjuntas Robert Behnken usaram os trajes espaciais em um voo de 30 de maio para a Estação Espacial Internacional, o primeiro lançamento da NASA de astronautas americanos dos Estados Unidos desde 2011.