Esta semana, no terceiro episódio Falcão e Soldado Invernal, vimos o retorno de um velho amigo.
O Barão Zemo, que vimos pela última vez em Capitão América: Guerra Civil, está de volta no Disney+ e Sam e Bucky estão sendo forçados a se unir a ele se quiserem rastrear a origem do soro do super soldado.
A trilha leva-os ao mundo todo até a cidade de Madripoor, onde se reencontram com outro rosto conhecido, Sharon Carter, que também fez sua última aparição em Guerra Civil.
Mas tudo pode não ser o que parece, já que a aliança de Sharon com Sam e Bucky é ainda mais tensa do que sua recente amizade com Zemo.
Enquanto isso, os apátridas continuam a ser caçados pelo misterioso Mercador do Poder e pelo novo Capitão América, John Walker, que parece estar cada vez mais consumido por seu próprio ego.
E agora vamos ver as refêrencias e easter eggs de Falcão e Soldado Invernal:
1- Bucky e Zemo têm história
Bucky e Zemo têm história no UCM, mas há um pouco mais de sua dinâmica nos quadrinhos.
Enquanto Steve tem a Caveira Vermelha como arqui-inimigo, Bucky tem Zemo, seu sangue ruim é tão extenso que Zemo foi até responsável por lançar uma campanha de difamação multifacetada que fez com que Bucky fosse enviado a um gulag russo por um tempo.
Bucky mais tarde retaliou assumindo o time de anti-heróis de estimação de Zemo, os Thunderbolts.
2- As palavras-código
Caso você tenha esquecido o maior meme da Guerra Civil, as palavras-código para ativar o Soldado Invernal, aqui estão elas de novo, com a trilha sonora do flashback daquele filme.
3- A máscara de esqui
A icônica máscara de esqui de Zemo pode parecer um pouco boba em live-action, mas não é nada comparada ao quão boba parece em algumas versões dos quadrinhos, onde ele foi forçado a usá-la depois de ficar desfigurado por um produto químico chamado Adesivo X.
4- “Eu sou um barão”
Zemo nunca foi formalmente conhecido como um Barão no UCM, mas isso mudou neste episódio.
Aparentemente, ele tem estado absolutamente carregado todo esse tempo, o que é um pouco um retcon de sua introdução na Guerra Civil, o que parecia implicar que ele era um membro relativamente normal, embora um pouco do alto escalão, das forças armadas de Sokovian.
5- Trouble Man
A lista de nomes de Bucky é realmente o mesmo caderno que Steve manteve no início de Soldado Invernal.
Sam se lembra de sua recomendação da trilha sonora de Trouble Man, que encerrava aquele filme.
6- Madripoor
O universo da Marvel está repleto de locações imaginárias e Madripoor é uma delas.
Madripoor é um principado que realmente se tornou um dos pontos de encontro de Wolverine por um tempo.
7- Conrad Mack
O alter ego de Sam durante a missão em Madripoor, Conrad Mack, também conhecido como Tigre Sorridente, é baseado em um verdadeiro supervilão da Marvel.
Nos quadrinhos, ele também foi um Thunderbolt por algum tempo.
8- Selby
A Selby da série não tem nenhuma semelhança com Selby dos quadrinhos, mas o nome é claramente uma referência.
Nos quadrinhos, Selby era membro da Frente de Libertação Mutante.
9- Mercador do Poder
O Power Broker tem sido uma força misteriosa no show que muitos fãs anteciparam, mas agora estamos chegando perto de realmente conhecê-los cara a cara.
Aparentemente, eles estão trabalhando em Madripoor tentando recriar o soro do super soldado, o que faz sentido, todo o trabalho do Mercador do Poder é basicamente no nome deles.
Eles concedem superpoderes às pessoas que os desejam, geralmente por um preço alto.
10- Retorno da trilha sonora
Este episódio foi cheio de retornos musicais, e isso pode ser o mais óbvio, é o tema do Soldado Invernal quando Bucky desempenha seu papel.
11- Dr. Wilfred Nagel
Dr. Nagel é outra referência da Marvel Comics, desta vez um aceno para um dos personagens apresentados na mesma série limitada que apresentou Isaiah Bradley.
12- Sharon está de volta
Você a viu pela última vez em Capitão América: Guerra Civil, quando ela colocou sua vida e carreira em risco para ajudar os fugitivos Steve Rogers, Bucky e Sam, e também roubar o escudo de Capitão e as asas de Sam do governo para entregá-los.
Embora no final das contas os Vingadores tenham sido aclamados como heróis, descobrimos que Sharon se tornou um inimigo do estado e não pode colocar os pés nos Estados Unidos.
Isso faz você se perguntar se ela sabe que Steve, que a beijou na última vez em que a vimos, voltou no tempo para se casar com a tia dela.
13- Desde Erskine
Aqui está uma chamada para o personagem de Stanley Tucci em O Primeiro Vingador, e o criador original do soro do super soldado, Dr. Abraham Erskine.
14- “Você não vai mover seu assento para frente?”
A eterna briga por espaço para as pernas entre Bucky e Sam deu uma reviravolta completa neste episódio.
Foi em Capitão América: Guerra Civil, quando Sam se recusou a mover o assento do carro em que estava sentado para dar a Bucky um pouco de espaço.
Agora, Bucky retribui o favor e garante que Sam esteja apertado no banco de trás do carro de Zemo.
Ainda assim, parece que há mais espaço para as pernas nele do que no Fusca em que foram enfiados durante o filme.
15- Miçangas Kimoyo
Ao chegar ao esconderijo de Zemo, Bucky vê uma miçanga Kimoyo no chão.
Essas miçanga são de tecnologia de Wakanda e feitas de Vibranium.
Nos filmes, eles fazem várias coisas, em um ponto eles são usados para escanear o corpo de Visão, em outro eles são usados para comunicação entre Wakandanos durante uma batalha.
Aqui, Bucky os reconhece (provavelmente de sua época em Wakanda) e segue uma trilha deles até ver um rosto familiar.
16- Ela está aqui pelo zemo
Depois de seguir uma trilha de miçangas Kimoyo, Bucky fica cara a cara com Ayo, a membro Wakandana Dora Milaje que foi apresentada pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil e foi vista em seguida em Pantera Negra.
Ela oferece uma mensagem simples para Bucky: “Estou aqui pelo Zemo.”
Não esqueçamos que Zemo é o responsável pelo atentado que matou o Rei T’Chaka em Guerra Civil.