O ex-colorista do Superman, Gabe Eltaeb diz que outra razão pela qual ele deixou a DC foi “racismo” e tratar POC como “vítimas”
O colorista e criador Gabe Eltaeb está divulgando mais razões pelas quais ele deixou a DC Comics no ano passado.
No geral, seu autoexílio foi devido à modificação do lema do Superman que substituiu “The American Way” por “For A Better Tomorrow”, agora que o filho bissexual de Clark, Jonathan, está vestindo a capa e lutando contra as mudanças climáticas.
Reagindo ao elenco de uma atriz negra como a ruiva Carrie Kelley no piloto de Gotham Knights da CW, Eltaeb revelou que também se separou da editora em declínio por causa do “racismo” e tokenização de não-brancos como “vítimas” que sempre precisam de ajuda.
“Outra razão pela qual deixei @DCComics”, ele twittou, “o racismo da liderança nos tratando POC como se fôssemos ‘vítimas’ a serem salvas”.
Gabe Eltaeb
Eltaeb, que é norte-africano e filho de um imigrante líbio, acrescentou uma história pessoal de 2016, logo após a eleição presidencial.
“Dia após a vitória de Trump, um editor me enviou um e-mail dizendo algo como ‘pessoas como ela protegeriam pessoas como eu’”, escreveu ele.
Com três emojis rindo e com lágrimas nos olhos, ele concluiu seu post se perguntando:
“Como você vai me proteger? EU VOTEI NO TRUMP.”
Desgostoso com as alterações feitas e as liberdades criativas que a DC tomou com o Homem de Aço recentemente, ele não apenas saiu da DC, mas deixou ao editor Jim Lee uma longa mensagem apaixonada sobre o porquê.
“Você provavelmente me odeia e pensa que sou um tolo, mas não consegui mais ficar calado”, disse Eltaeb.
“Seus pais decidiram imigrar para a América, Jim,” ele continuou.
“Este país e sua herança e o sangue derramado lhe deram tudo o que você tem, não a Coreia do Sul. Mesmo que a decisão de remover o crédito que a cultura americana tinha na criação do Superman esteja fora de suas mãos…”
Eltaeb não divulgou o que Jim Lee enviou de volta para ele, mas deixou claro que não queria que seus fãs ou ninguém fossem atrás de Lee por respeito à privacidade do editor e de sua família.
Eltaeb prefere que os leitores de quadrinhos e seus seguidores o ajudem a restaurar o princípio do “American Way” para a indústria.
Para isso, ele está produzindo uma graphic novel batizada, apropriadamente, “TRUTH, JUSTICE, AMERICAN WAY”.
Totalmente apoiado, o site IndieGoGo que apoia seu projeto ainda tem nove dias e está aceitando mais apoiadores.
As “64 páginas cheias de cor, ação e aventura” com “Heróis em que você pode acreditar!” navios em todo o mundo e tem vários níveis de vantagens. Então você deve ser capaz de obter sua cópia hoje.
A campanha de crowdfunding atualmente arrecadou US$ 37.397 de 568 apoiadores.
O que você acha das acusações de Eltaeb contra a DC Comics?
Você apoiará Truth Justice American Way?