Agora fica a pergunta, vão por este Robocop aonde?
A tão esperada estátua do Robocop está finalmente pronta e deve ser um momento de comemoração, exceto que ninguém sabe onde a estátua gigantesca será exibida.
Em 2011, o financiamento coletivo ainda era um conceito novo e, por isso, quando um grupo de arte de Detroit, a Imagination Station, seguiu uma história viral sobre uma pessoa no Twitter perguntando ao então prefeito de Detroit, Dave Bing se Detroit poderia ter uma estátua de Robocop, começou a perguntar doações para construir tal estátua (afinal, Filadélfia tinha uma estátua para Rocky Balboa e Robocop, que patrulharam as ruas de Detroit no futuro no filme Robocop de 1987, “chutaria o traseiro de Rocky”), tornou-se uma grande história .
Foi viralizada essa questão e por notícias de todo o país
Logo arrecadou mais de US$ 60.000 para a construção da estátua.
No entanto, não muito diferente de uma série de projetos iniciais do Kickstarter, houve alguma confusão sobre quanto custaria realmente para produzir a estátua e, no final das contas, $67.436 não foi tão longe quanto as pessoas poderiam acreditar em 2011.
Como resultado, vários atrasos levaram o projeto de volta ao ponto em que uma década se passou desde que tudo começou.
Um dos contratempos mais significativos foi que o fabricante de metal encarregado de fazer esta estátua de bronze ganhar vida, Giorgio Gikas, enfrentou uma grave crise de saúde.
Gikas foi diagnosticado com câncer de cólon e seus tratamentos o deixaram fora de serviço por mais de um ano (felizmente, ele agora está em remissão completa).
Os custos com saúde também colocaram Gikas em um apuro financeiro, mas ele continuou com o enorme projeto de qualquer maneira.
A estátua finalizada tem 3,3 metros de altura e apenas a base tem meia tonelada.
A estátua completa e a base pesam duas toneladas.
O único problema é que não há um local atual para exibir a estátua no momento.
Na época em que o projeto foi anunciado, Detroit estava passando por um momento financeiro tão difícil que muitas opções estavam abertas, mas ao longo dos anos, o redesenvolvimento fechou essas avenidas.
O último local planejado foi no Michigan Science Center, mas em tempos de pandemia, quem estaria disposto a fazer aglomeração no momento?