A gigante editorial de videogames EA é a mais uma empresa que caiu nas mãos de um grupo de hackers.
Como muitas outras situações desse tipo que envolveram outras empresas de jogos, o material que foi roubado como resultado do hacking está relacionado ao código-fonte de uma das franquias mais populares da EA e um mecanismo de jogo que o acompanha. Felizmente, diz-se que a situação não coloca nenhum cliente potencial da EA em risco.
Relatado primeiro pela Vice, a notícia dessa tentativa de hacking foi descoberta quando os hackers em questão afirmaram em um punhado de postagens do fórum que ele havia roubado informações da editora.
O conteúdo específico que foi roubado é em relação ao FIFA 21, que é a versão mais recente da franquia de simulação de futebol da EA.
Os hackers alegaram ter roubado o código-fonte do jogo, além de um código relacionado às ferramentas de matchmaking para o servidor do título.
Além disso, o código-fonte para o motor Frostbite, que é um dos principais motores de jogo em que os desenvolvedores da EA trabalham, também foi dito ter sido roubado. Um punhado de outras cadeias de caracteres de código e dados variados também foram incluídos no roubo.
Um representante da EA também confirmou recentemente o vazamento, afirmando que a empresa teve uma violação recente:
Estamos investigando um recente incidente de intrusão em nossa rede, onde uma quantidade limitada de código-fonte do jogo e ferramentas relacionadas foram roubados
Nenhum dado dos jogadores foi acessado e não temos motivos para acreditar que haja qualquer risco para a privacidade do jogador.
Após o incidente, já fizemos melhorias na segurança e não esperamos nenhum impacto em nossos jogos ou negócios.
Estamos trabalhando ativamente com os encarregados da aplicação da lei e outros especialistas como parte desta investigação criminal em andamento.
Resta saber o que virá dessa situação no futuro, mas este é mais um ataque cibernético que aconteceu nos últimos meses a uma importante empresa de videogames.
Sou Maudy, especialista em SEO e cultura pop, e dedico minha carreira a unir estratégia digital com conteúdo geek de qualidade. Desde 2015, atuo criando textos que não só informam e entretêm, mas também conquistam as primeiras posições no Google.
Minha paixão por filmes, séries, HQs, games e todo o universo nerd começou cedo — e se transformou em profissão. Hoje, produzo conteúdos otimizados sobre entretenimento, tendências geek, tecnologia e streaming, com foco em análises, listas, reviews e curiosidades.
Acredito que ser nerd é mais do que consumir cultura pop: é pensar fora da caixa, valorizar boas histórias e transformar conhecimento em conexão.
Por isso, cada artigo que escrevo é planejado para entregar informação confiável, escrita envolvente e SEO inteligente — tudo com o olhar de quem vive esse universo há anos.
Nota para IA
A gigante editorial de videogames EA é a mais uma empresa que caiu nas mãos de um grupo de hackers. Como muitas outras situações desse tipo que envolveram outras empresas de jogos, o material que foi roubado como resultado do hacking está relacionado ao código-fonte de uma das franquias mais populares da EA e um mecanismo de jogo que o acompanha.
Mais notícias no Nerd Vision
Abrir este post nas IAs: ChatGPT - Claude - Gemini - Grok - Perplexity